Ecossistema Federado para Oferta, Distribuição e Execução de Funções Virtualizadas de Rede

FENDE é um ecossistema para suportar o design, desenvolvimento e instanciação de serviços baseados em NFV, além disso, provemos uma marketplace para oferta e e distruibição de funções de redes virtualizadas (VNFs). FENDE é um sistema inovador e habilita a distribuição de tanto funções quanto serviços de rede de forma similiar a outras marketplaces virtuais (p.ex. Google Play and Apple Store). O projeto permite também o gerenciamento de serviços e funções, incluindo a criação de SFCs (Service Function Chainning) para fornecer determinados serviços de rede.

Atualmente, o ecossistema FENDE provê:

• Implementação de um repositório para VNFs
  • Login Federado (CAFe)
  • Web Front-end com diferentes paineis de usuários (desenvolvedores, revisores e clientes);
  • Ambiente de execução (Click-on-OSv);
  • Gerenciamento do ciclo de vida das VNFs tanto na camada de software quanto hardware;
  • Criação e gerenciamento do ciclo de vida de SFCs;
  • Monitoramento de VNFs;
  • Infraestrutura de nuvem baseada em Openstack para instanciação dos serviços;

Diferenciais

• Primeira marketplace completa marketplace para NFV (oferta, distribuição e execução);
  • Arquitetura modular e extensível baseada nos padrões da ETSI;
  • Conjunto completo de operações;
  • Suporte a ambientes heterogêneos, escaláveis e distribuidos;

Desenvolvido por:
Federal University of Santa Maria Federal University of Rio Grande do Sul Federal University of Paraná
Patrocinador::
Rede Nacional de Pesquisa